
Programa Raízes
Programa Raízes — Cultivando o Futuro é um programa realizado diariamente no contraturno escolar do Instituto PROF e surge como uma alternativa inovadora, que visa promover o desenvolvimento integral dos educandos, preparando-os para os desafios do século XXI, criando conexões entre Alfaletramento, Etnomatemática, Arte, Comunicação e Expressão e Atividades Físicas.
O objetivo é desenvolver os educandos em sua totalidade, aprimorando as dimensões cognitivas, socioculturais, físicas e relacionais, encorajando-os a resolver desafios específicos conforme as necessidades de cada grupo. O projeto busca construir um ambiente pedagógico disruptivo, que gere motivação e desejo por resolver problemas reais. A proposta adota as metodologias ativas, com ênfase na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), conforme a abordagem de William Bender (2014). Segundo o autor, essa metodologia inovadora coloca o educando no centro do aprendizado, estimulando a investigação ativa e a resolução de problemas reais. Esse modelo promove um ambiente interativo, incentivando o protagonismo, a colaboração e o pensamento crítico dos educandos.
Os 250 educandos atendidos em períodos, manhã e tarde, são divididos em grupos por faixa etária, sendo identificados por cores: Azul, Laranja, Vermelho Verde, Amarelo e Preto. Cada grupo participa de um Projeto autêntico com temática exclusiva, definidos a partir dos seus objetivos específicos de aprendizagem, adequados às faixas etárias, considerando as necessidades individuais e coletivas. Essa temática norteadora é chamada de Questão Motriz, ou seja, ela é a questão principal, que fornece as tarefas gerais do projeto, e, pode ser considerada como um problema a ser resolvido.
Os grupos são organizados em ciclos de aprendizagem Semear (Azul e Laranja), Crescer (Vermelho, Verde e Amarelo), Florescer (Preto), sendo que todos além de trabalhar o fortalecimento de vínculo e convivência, desenvolvem habilidades socioemocionais, formação cidadã, direito à cidade por meio de visitas e saídas pedagógicas guiadas e competências técnicas como leitura, escrita, raciocínio lógico, desenvolvimento e coordenação motora, oralidade e habilidades artísticas manuais.
As avaliações de cada projeto são realizadas de forma progressiva em algumas etapas: sondagem de conhecimento técnico, rubricas individuais avaliadas pelo educando em parceria com seu educador de referência e as rubricas coletivas que são o acompanhamento e monitoramento do projeto.













Apoie! Saiba como ajudar

Como ajudar o Instituto PROF?
Todas a informações e formar para você ajudar o Instituto PROF.