
Vivências Educativas: o aprendizado além dos muros
Os educandos do Instituto PROF vivenciaram aprendizados na prática, ultrapassando os limites das salas. As vivências socioeducativas levaram os grupos ao Teatro Sesi, ao Projeto Fazendas Urbanas e ao Museu do Holocausto, proporcionando contato direto com diferentes expressões artísticas, história e sociedade, além de terem tido aproximação com a terra, por práticas de sustentabilidade e plantação.
Esses momentos reforçam o compromisso do Instituto em oferecer uma educação integral, que valoriza o conhecimento, a reflexão e uma visão sensível do mundo. A proposta é que cada educando amplie seus horizontes e reconheça o poder transformador da cultura e da memória coletiva.




Cada vivência proporcionou experiências únicas e enriquecedoras.

Relato Yukiane
Yukiane, de 7 anos, que assistiu à peça do Menino Maluquinho no Teatro Sesi, compartilhou: “Achei muito legal assistir. Gostei mais da parte que o Menino Maluquinho estava voando. Fiquei muito feliz e dei muita risada.”

Relato Maria
Maria Beatriz, de 8 anos, que participa do Programa Raízes e visitou o Projeto Fazendas Urbanas, contou: “A moça ensinou a plantar alface, eu não sabia como era e achei muito legal! Até pensei que fosse mais difícil plantar.” Sua mãe, Renata, acrescentou: “Maria chegou em casa toda feliz, comentando sobre o dia e especialmente sobre o pé de alface.”

Relato Ana
Por fim, Ana Paula, de 14 anos, compartilhou sua experiência no Museu do Holocausto: “Foi muito bom conhecer. Já tinha ido a outros museus com o mesmo tema, mas nesse eles explicaram melhor, e pude ver os objetos físicos, não só relatos em filmes. Gostei bastante, foi uma experiência marcante. Percebi que os judeus sofreram muito, e isso ficou comigo. Ainda há movimentos violentos, mas não com a mesma força de antigamente.”
