
Programa Raízes inicia suas Atividades de Campo com muita troca, cultura e descobertas!
30 de maio de 2025
Após um longo período sem saídas pedagógicas — a última delas realizada em 2019 — o Programa Raízes retomou com entusiasmo as Atividades de Campo! Com temas que atravessam identidade, corpo, cultura e futuro, os educandos participaram de visitas potentes a diferentes espaços culturais e educativos da cidade. Cada grupo partiu de um tema norteador, aprofundando reflexões e vivências por meio de experiências práticas e interativas. Confira como foi essa jornada!
GRUPO AZUL | “A arte e o encantamento” — Visita ao Mundo do Circo
A visita do Grupo Azul ao Mundo do Circo foi um verdadeiro espetáculo de curiosidade, engajamento e aprendizado! Os educandos se encantaram com as exposições interativas, com a trupe circense e com as diversas atividades realizadas.
Cada momento — desde os filmes e literaturas em sala até as performances artísticas — reforçou a magia do circo e a conexão com o Teatro de Fantoches, produto final do projeto. E o melhor? O grupo cumpriu todos os acordos e demonstrou grande colaboração. Uma experiência mágica e transformadora!


GRUPO LARANJA | “Quem somos?” — Visita ao Museu Catavento
O Grupo Laranja teve sua saída de campo guiada pela temática “Quem somos?” e visitou o Museu Catavento. Lá, os educandos tiveram contato com uma variedade de temas, perpassando a diversidade geográfica, astronômica, social e científica.
Foi um dia de aprendizado na prática! As crianças puderam explorar os espaços interativos do museu, fortalecendo a curiosidade e ampliando o repertório cultural e científico por meio da experiência direta.


GRUPO VERMELHO | “Quem sou eu?” — Visita à Pinacoteca
O Grupo Vermelho foi o primeiro a embarcar nessa nova jornada! Seguindo a temática norteadora “Quem sou eu?”, os educandos participaram de uma visita à Pinacoteca, onde tiveram contato com diversas intervenções artísticas.
Fomos acolhidos por uma equipe de educadores super engajados, o que tornou o passeio ainda mais participativo e interativo. No último momento da visita, realizamos um jogo no 3º andar: os educandos foram convidados a eleger as obras mais estranhas, mais valiosas, as que mais amaram e aquelas que teriam em casa. Um exercício divertido e cheio de significado!


GRUPO AMARELO | “Nosso corpo é o nosso mundo?” — Visita ao Museu da Diversidade Sexual
Formado por educandos de 11 a 12 anos, o Grupo Amarelo mergulhou em reflexões profundas a partir do tema “Nosso corpo é o nosso mundo?”. Para ampliar esse diálogo, realizamos uma visita marcante ao Museu da Diversidade Sexual!
Foi lindo ver os olhares atentos, a curiosidade e a participação ativa dos educandos. Eles exploraram questões sobre identidade, respeito e diversidade de forma sensível e crítica. Ao final, caminhamos pelo bairro da República, observando semelhanças e diferenças territoriais — conectando corpo, cultura e espaço de forma viva e potente.



GRUPO PRETO | “E o futuro, como será?” — Visita à DHL
O Grupo Preto deu mais um passo importante em sua trajetória com a visita à empresa DHL. Foi uma oportunidade única para ampliar o repertório e refletir sobre o futuro profissional.
A estrutura da empresa, seus processos organizacionais e normas de conduta trouxeram aprendizados importantes sobre disciplina, segurança no trabalho e as possibilidades de inserção no mercado, como o programa Jovem Aprendiz. Alguns educandos se identificaram com essa realidade; outros perceberam que seus caminhos podem ser diferentes — e tudo isso faz parte do processo de crescimento.
Apesar de alguns desafios em relação ao interesse, o grupo cumpriu os acordos e trouxe reflexões relevantes sobre escolhas e caminhos futuros.

